Histórico

Com a presença de muitas autoridades foi inaugurada, na manhã do dia 15 de Maio de 2010, a quarta unidade do Restaurante Popular, na Região do Barreiro. Os moradores marcaram presença e as filas para o almoço começaram a se formar antes mesmo da entrega do restaurante pelo prefeito Márcio Lacerda (PSB).

Estiveram presentes o ex-ministro Patrus Ananias, a atual ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), a presidente da Câmara Municipal Luzia Ferreira (PPS) e alguns secretários da prefeitura. O restaurante está localizado na Rua Afonso Vaz de Melo, 1001, Barreiro.

Marcio destacou que os restaurantes populares da capital mineira são exemplo para o Brasil e para mundo, nos aspectos qualitativos e também quantitativamente, sendo a cidade do país que mais fornece refeições nesses espaços, por meio do Município. Para o prefeito, a unidade do Barareiro tem um significado especial. "Ela representa com muita fidelidade os três eixos centrais que norteiam o trabalho da nossa equipe na Prefeitura: a eficiência, o respeito e o compromisso social", pontuou
De acordo com o padre Alex Antônio Favarato, que fez a bênção durante a inauguração, a implantação do restaurante "é o indício de grande crescimento social na região". "Muitas pessoas terão suas refeições cotidianamente", disse. Ele observou, ainda, que o nome dado ao espaço é uma justa homenagem a dom Mauro Bastos. "Ele lutou muito em favor dos mais pobres e dizia 'se não tivermos pão, sejamos o pão'", lembrou.